Presidente da AR desafia mulheres a garantirem equidade de género em toda África até 2063

A Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, reafirmou o compromisso do pais, de tudo continuar a fazer para que a equidade de género e o empoderamento da mulher sejam uma realidade. Verónica Macamo instou ainda o grupo de mulheres parlamentares da SADC a se engajarem de modo a garantir-se a equidade de género em todos países de africa ate 2063.

Este posicionamento foi defendido na manha deste domingo em Maputo durante a cerimónia de abertura da quadragésima quarta reunião do grupo regional da mulher parlamentar da SADC. Na ocasião, a chefe do parlamento moçambicano disse esperar que as participantes saiam do encontro munidas de ferramentas para elaboração de políticas públicas de fiscalização económica e social, destacando o combate a todo tipo de violência.

Macamo referiu que a liberdade que as mulheres tem actualmente, resulta de uma grande luta diária de todas mulheres da região.

A dirigente terminou a sua intervenção apelando as mulheres parlamentares da SADC a assumirem um papel de vanguarda para que os governos possam continuar a definir políticas e estratégias visando a capacitação da mulher africana para que esta possa usufruir dos seus direitos políticos.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique