Super profissional costureira

Na avenida Filipe Samuel Magaia e noutras da baixa da cidade de Maputo, as máquinas sucedem-se. Sentados às máquinas, homens e mulheres, alfaiates e costureiras dividem a rua com pilhas de roupa que há muito perderam o dono e aguardam novos proprietários. Em áreas da mesma zona as capulanas saem constantemente das lojas e os alfaiates e costureiras estão lá para fazer as bainhas ou “aquilo que for solicitado”.

Um dom que Emilia Valetim aplica na rua desde 2007. Mas a sua vida na costura começou muito antes. Dona Emídia aprendeu a costurar em 1976, quando tinha 14 anos, com padres missionários em Nampula. Em 1988 mudou-se para Maputo e 11 anos depois o destino mudou sua vida.  

Hoje, os alfaiates e costureiras aumentaram. Agora, o diferencial está na qualidade, reconhecida até por quem procura seus serviços pela primeira vez. 

Dona Emília não larga a sua máquina de costura, principalmente, quando trabalha com capulana. Quando perguntamos porquê, tem a resposta na ponta da língua. 

Os rendimentos da vida atrás da máquina de costura exigem tempo. A persistência desta mulher batalhadora trouxe-lhe ganhos, que faz questão de partilhar. 

Uma licção de força de vontade. Uma vida construída pedalada a pedalada, tecido à tecido e muitas experiências a partilhar. 
 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique