Witi desce de divisão e Reinildo a um ponto da “champions”

Witi desce de divisão e Reinildo a um ponto da “champions”

 

Os jogadores moçambicanos que actuam fora de portas estão na recta final dos seus campeonatos, faltando entre uma a duas jornadas, dependendo do país onde jogam.

Na França, onde encontramos dois internacionais em grandes clubes, o campeonato está a duas jornadas do seu final, com Lille de Reinildo a precisar de apenas um ponto para garantir presença na próxima edição da fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus.

Com a quase qualificação directa a fase de grupos, Reinildo, que até então só participou em dois jogos do Lille, no campeonato francês, tendo amealhado apenas cinco minutos, poderá ter mais minutos nestes dois últimos jogos, nomeadamente diante do Angers, 13º classificado, e do Rennes, de Mexer, na última jornada. Aliás, o Rennes, onde actuam outro internacional moçambicano Mexer, que vai se despedir da equipa diante do Lille na última jornada, visto já ter acordo com o Bordéus para as próximas quatro temporadas, vai ainda defrontar, no domingo, o Strasbourg. O Rennes ocupa a 12ª posição, com ambições de subir ainda mais na tabela.

Na Albânia, o internacional moçambicano Reginaldo Faite ainda tem quatro jogos por disputar, sendo três para o campeonato e mais um para a final da Taça local. Assim, o Kukesi, que está na segunda posição da liga albana com 55 pontos, ainda não tem lugar assegurado para disputar a fase de grupos da Liga Europa, sendo que até ao final ainda tem pela frente o Skenderbeu (6º com menos 9 pontos), Partizani (líder com 68 pontos) e Kastrioti (penúltimo com 38 pontos), bastando apenas duas vitórias para assegurar o segundo lugar. Na final da Taça da Albânia, o Kukesi defronta, a 02 de Junho, o Tirana, 8º classificado da Liga, com 40 pontos.

Ainda na Europa, nas principais ligas, o Nacional da Madeira do moçambicano Witi está relegado a segunda Liga local, ao ocupar a penúltima posição, com 28 pontos, em 33 jornadas, escapando da última posição porque o lanterna vermelha, Feirense, soma apenas 17 pontos. Na última jornada, para cumprir calendário, o Nacional defrontou ontem o Belenenses, antiga equipa de Reinildo. Já o Marítimo, do central moçambicano Zainadine Jr., escapou a despromoção, devendo terminar a meio da tabela. Na última jornada recebe o Boavista, com ambições de vencer e sair da actual 12ª posição para lugares mais acima, dependendo da vitória, podendo chegar a 9ª ou 10ª posição.

Na África do Sul o campeonato já está terminado, com os moçambicanos Dominguês e Edmilson a não conseguirem o título da PSL. O Bidvest United do capitão Domingues terminou na terceira posição, com 54 pontos, menos cinco que o campeão, Mamelodi Sundows, e menos três que o vice-campeão, Orlando Pirates, duas equipas que estarão na Liga dos Campeões Africanos, enquanto o Bidvest estará na Taça CAF. Já o Cape Tonw City terminou na quarta posição, com 48 pontos, menos seis que o Bidvest e está fora das competições africanas.


 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique