Zambézia passa a ter curso de medicina a partir de 2020

Zambézia passa a ter curso de medicina a partir de 2020

A Província da Zambézia vai contar com o curso de medicina-geral a partir do ano 2020. Esta informação foi prestada por Manuel de Morais Director da delegação da UP de Quelimane segunda-feira a quando da aula introdutória do quarto ano do curso de medicina geral. Trata-se do curso que estava a ser ministrado na faculdade de ciências de saúde da Universidade Pedagógica Delegação da Maxixe, província de Inhambane.

Devido a falta de condições como de um hospital central para estagiar os futuros médicos, o curso foi retirado da Maxixe para Quelimane por reunir melhores condições como de um hospital de referência com capacidade recomendadas para o efeito tal como recomenda o novo curricula.

“A UP já tinha desenhado abertura de um curso de medicina em Quelimane. Quando se deu início a construção do hospital central tinha se decido que nós também iriamos abrir o curso de medicina mas por questões de organização interna, esse curso foi preterido e abrimos o curso em Inhambane" disse Manuel de Morais.

Morais disse igualmente que o conselho universitário e académico, depois de tomarem a decisão de que o curso não poderia continuar a ser feito em Inhambane, foi criada uma comissão de restruturação onde fazem parte quadros de reconhecido mérito na universidade e ministério da saúde para Quelimane abrira formação. "Pedimos ao ministério da ciência e tecnologia para continuidade do curso em Quelimane, e foram cumpridas todas as recomendações para vinda dos estudantes da Maxixe para Quelimane “acrescentou.

Morais disse que neste momento aguardam-se as grandes restruturações para o enquadramento de um outro processo."Este curso de qual vocês estão a participar não é da UP de Quelimane" disse adiantando que a UP de Quelimane tenciona abrir o curso e para tal vai se enviar todos os protocolos ao governo central para aprovação e a partir de 2020 damos o ponta pé de saída para o curso de medicina-geral na universidade que passara a se chamar de Uni-Licungo.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique