Zimbabweanos marcham pela demissão de Mugabe

Zimbabweanos marcham pela demissão de Mugabe

Cidadãos do Zimbabwe saíram à rua. Alguns traziam cartazes com uma imagem do chefe das Forças Armadas, que, no início desta semana, colocou Mugabe sob prisão domiciliária. No cartaz eram ainda visíveis palavras de apoio: "Go, go, our general!!!" ["Força, general], na tradução livre", conforme noticia Notícias ao Minuto.

Os manifestantes deram bandeiras aos soldados, que as aceitaram e agitaram de seguida. "É como o Natal", disse um dos manifestantes, Fred Mubay, que afirmou que os zimbabweanos estão a sofrer há muito tempo, escreve Notícias ao Minuto.

O Zimbabwe vive pela primeira vez uma divergência aberta entre o Presidente, que dirige o país desde 1980, e o exército.

Robert Mugabe, de 93 anos, o chefe de Estado mais velho em funções a nível mundial, terá pedido mais tempo no decurso das negociações em curso para a sua saída com dignidade. No entanto, de acordo com Notícias ao Minuto, Mugabe está virtualmente sem poder e sem o apoio da maioria dos seus aliados, e as multidões em Harare saíram à rua para deixar claro que o país está pronto para seguir em frente sem ele, acrescenta.

Apesar de se manterem as preocupações sobre quem vai assumir a liderança e sobre as liberdades que vão existir se os militares ficarem no poder – ou se Mnangagwa liderar um novo Governo – a população aproveitou a rara oportunidade para se pronunciar.

Os manifestantes, num evento aprovado pelos militares, esperam que uma grande adesão acelere o fim oficial do Governo de Mugabe, que é amplamente responsabilizado pelo colapso de uma economia que já foi uma das mais ricas de África.

Das ruas cheias de gente soavam buzinas dos carros, apitos e gritos de alegria, enquanto muitos outros mantinham os seus afazeres.

Veteranos de uma longa guerra de libertação contra o governo minoritário branco, e antigos aliados de Mugabe, participaram na manifestação, assim como activistas da oposição que enfrentaram a repressão policial sob o Governo de Mugabe.

 


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique