Zona Norte não será afectada por tempestade tropical

Zona Norte não será afectada por tempestade tropical

As províncias de Cabo Delgado e Nampula, na zona norte do país, não serão atingidas pela tempestade tropical moderada que vai afectar Madagáscar nos dias 5 e 6 de Dezembro, avançou esta terça-feira Acácio Tembe, porta-voz do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

De acordo com o porta-voz, já se conhece a trajectória do sistema de baixa pressão que pode evoluir para tempestade tropical, sendo que este não irá atingir Moçambique.

“Neste momento este sistema não constitui perigo para o Canal de Moçambique assim como para o nosso território nacional. Tranquilizar as pessoas, principalmente as pessoas que vivem na região norte do país que este sistema não constitui preocupação e não poderá atingir o nosso país”, explica.

Sobre a vaga de calor que se fez sentir nos últimos dias na região sul do país, Acácio Tembe informa que há previsão de mau tempo para o fim desta terça-feira.

“Para as províncias de Maputo e Gaza e a parte Sul de Inhambane, onde esperamos temperaturas que poderão superar os 39 até 43 graus celsius e no final do dia de hoje esperamos uma mudança do estado do tempo. Ocorrência de ventos fortes com rajadas até 70 km/hora e isto também vai provocar uma corrente marítima até 5 metros. O que significa que no mar os ventos serão fortes e nós advertimos os pequenos pescadores, banhistas e pequenas embarcações para não se fazerem ao mar principalmente das 17 às 18, hora da mudança do tempo”, informa.

E porque “depois da tempestade vem a bonança”, a região sul do país vê-se livre do calor a partir desta quarta-feira.

“Amanhã as temperaturas vão baixar. Estamos a espera de temperaturas abaixo de 30 graus, por volta dos 25 e 26 graus. Temperaturas amenas com alguns chuviscos nas primeiras horas do dia”, garante Acácio Tembe, porta-voz do INAM.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique