Zuma anuncia ensino superior gratuito para estudantes pobres

Zuma anuncia ensino superior gratuito para estudantes pobres

O ensino superior na África do Sul passa ser gratuíto para todos os estudantes da Escola Superior de Educação e Treinamento Técnico cuja renda anual não passa de 350 mil rands. A decisão foi tomada este sábado pelo presidente Sul-africano Jacob Zuma, de acordo com o News 24.

A partir de 2018, o governo vai passar a subsidiar por completo as despesas académicas dos universitários durante cinco anos da sua formação que incluem o ensino, material escolar, refeiçoes, acomodação e transporte. A medida mostra-se oportuna, depois de centenas de estudantes universitários  terem repetidas vezes protestado, no ano passado, contra o aumento de propinas em 8% em Joanesburgo, Pretória e na Cidade de Cabo.

A informação foi partilhada no dia em que inicia a conferência nacional eleitoral do partido ANC, onde se vai escolher o sucessor de Jacob Zuma na liderança do partido e nas eleiçoes presidenciais de 2019. A antiga Ministra do Interior, Dlamini-Zuma e o actual vice-presidente, Cyril Ramaphosa, são os candidatos principais na disputa pela sucessão de Jacob Zuma.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique