Zuma nomeia comissão de inquérito para investigar acusações de corrupção

Zuma nomeia comissão de inquérito para investigar acusações de corrupção

O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou que vai nomear uma comissão de inquérito para investigar as alegações de corrupção que levaram a pedidos para a sua destituição, referindo que, o assunto não pode aguardar mais tempo, escreve o Notícias Minuto.

"Esta questão está a ocupar a opinião pública há demasiado tempo e merece uma atenção urgente. Nenhuma forma de corrupção deve ser poupada", afirmou o Presidente da África do Sul.

"Zuma não merece nenhum crédito por esta decisão. A sua mão foi forçada a isto", disse Mmusi Maimane, líder da principal oposição da Aliança Democrática.

As alegações de corrupção contra Jacob Zuma, já levam a que elementos do Congresso Nacional Africano (ANC) pedissem que este se afastasse, de modo a que o partido possa estar numa melhor posição para vencer as eleições em 2019.

A decisão de Zuma surge também depois de uma decisão do tribunal, de 14 de Dezembro, que ordenou que o Presidente nomeasse uma comissão de inquérito no prazo de 30 dias e que fosse o próprio a pagar as custas da investigação.


Contactos

Tef: +258 21 313517/8

Email: opais@soico.co.mz
Local: Rua Timor Leste, 108 Baixa
Maputo- Moçambique